“Jovem esforçado (e de futuro)”

Foi da forma descrita no título acima que a psicóloga destacou um dos traços da personalidade do chef Maílson da Silva, no distante dia 18 de janeiro de 2008, ao analisar a ficha de inscrição para o curso de Turismo e Hospitalidade na ONG Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude. Decorridos pouco mais de oito anos, aquele jovem tímido, mas já reconhecido como determinado, brilha no Hell´s Kitchen Brasil – Cozinha sob Pressão.

O programa apresentado aos sábados, no SBT, reúne profissionais da gastronomia que disputam um prêmio de R$ 100 mil. Para figurar entre os 20 selecionados, Maílson passou por uma rigorosa peneira que envolveu uma centena de candidatos.

Hoje (17/9), no dia em que o SBT leva ao ar o terceiro episódio a 4ª edição do concorrido programa, apenas 15 competidores sobreviveram à disputa. E Maílson segue firme. A Colmeia é o local no qual a sua vocação culinária começou a aflorar. Ao optar pelo curso profissionalizante em hotelaria e turismo, dentro do Projeto Trilha Jovem, ele já tinha em mente que poderia fazer carreira no setor.

Durante quase duas horas, o portal de notícias 1 Papo Reto, no qual Maílson escreve sobre gastronomia sustentável, conversou com a coordenadora da Colmeia, Marisa Donatiello. E só ouvimos palavras elogiosas sobre a passagem dele pela instituição. “O boletim comprova que Maílson se manteve focado durante todo o curso”, destaca ela. “Ele mostrou que possuía grande capacidade de aprender e muita responsabilidade.”

A ONG possui um histórico exitoso na promoção de oportunidades para jovens de baixa renda, em busca do primeiro emprego. Instalada no bairro dos Jardins, o terreno mais parece um oásis em meio à agitação e barulho dos milhares de carros e ônibus que circulam diariamente nesta parte rica da cidade de São Paulo. Fundada em 1942 pelas mãos da educadora Marina Cintra, a ONG oferece uma grade de cursos composta por educação para o trabalho (bartender, barista, turismo), orientação vocacional, artes e canto, ente outros.

O grande diferencial é que os cursos valorizam a prática. No caso de Maílson, seu treinamento, de 80 horas, se deu na GG Gastronomia. Lá, também foi elogiado pela tutora que destacou sua capacidade, conforme pude observar na ficha de avaliação.

Ao saber que o ex-aluno está brilhando num reality show, a coordenadora da Colmeia, Marisa Donatiello, fez questão de convidá-lo para voltar lá e dividir um pouco de todo que aprendeu, com a nova geração de alunos. “Seria uma honra para nós recebê-lo aqui na ONG quando terminar o programa”, diz.

Bem, tomara que esta visita demore bastante para acontecer, né não, pessoal?!

SAIBA MAIS SOBRE HELL´S KITCHEN BRASIL:

Episódio final 2016 Hells Kitchen Cozinha sob Pressão