Para refrescar o corpo e ajudar a biodiversidade

À primeira vista não existe qualquer relação entre uma cervejaria e campanhas de financiamento coletivo. Mas e se a empresa utilizar ativos naturais na composição de suas bebidas? E se a campanha tiver como foco a melhoria de projetos de cunho socioambiental? Aí, a situação pode mudar de figura. Foi com isso em mente que os gestores da Cervejaria Colorado, marca artesanal nascida em Ribeirão Preto (SP) e incorporada ao portfólio da Ambev, em 2015, decidiram apostar na neste filão, dentro da campanha O Sabor é Cego.

A ação, no conceito que se convencionou chamar de Marketing Ligado à Causa, surge com a ambição de incentivar os internautas, apreciadores ou não da Colorado, a colaborar com três projetos: Manacá Orgânicos, do Rio de Janeiro, Maria Preta Jabuticaba, de São Paulo, e Mães da Amazônia, do Amazonas. “São iniciativas importantes do ponto de vista comunitário e cujas bandeiras dialogam com os valores da empresa”, destaca Guilherme Bunecker Poyares, gerente de marketing da Cervejaria Colorado. “Os projetos de crowdfunding permitem engajar as pessoas em causas relevantes, de forma prática e objetiva”.

Para evitar incompreensões ou mesmo acusações de greenwashing, a direção da empresa se cercou de inúmeros cuidados. O primeiro deles foi o compromisso de contribuir com R$ 1 a cada R$ 1 doado pelos internautas. Além disso, selecionou a dedo os beneficiários. Conhecida por utilizar ativos da natureza na composição de suas cervejas (graviola, caju e frutas vermelhas da Mata Atlântica), a Colorado escolheu empresas e projetos sociais que não fizessem parte de sua lista de fornecedores. “Sempre que se trabalha com causas existe o risco de ser mal compreendido pelos xiitas e até pelo grande público”, destaca Bettina Grajcer, diretora da agência Lynx. “Mas se ficarmos com medo de críticas nunca faremos nada”.

Para isso, elaborou junto com a agência e a Benfeitoria, plataforma que abriga a campanha, uma estratégia para cada fase da campanha. “A partir desta semana vamos lançar recompensas relâmpago para atrair ainda mais internautas”, conta Bettina. “Os internautas poderão ganhar brindes como produtos da Colorado em versões especiais”.

Os números mostram que o plano está dando resultados. Faltando 33 dias para o encerramento, a arrecadação varia de 24% a 50% da meta estabelecida. Para o diretor de marketing da Colorado, um dos motivos para o sucesso é que todo o processo contou com o endosso de Marcelo Carneiro, fundador da microcervejaria. “Conversamos longamente com ele antes de desenvolver a iniciativa”, diz Guilherme. Além disso, o montante a ser conquistado em cada uma das três campanhas e a destinação dos recursos estão ligados à aquisição de equipamentos ou pagamento de ações que podem, de forma objetiva, dar um grande impulso na atuação das empresas e projetos, garantindo sua perenidade.

SAIBA MAIS:

Sobre a Manacá Orgânicos

Sobre a Maria Preta Jabuticaba

Sobre a Mães da Amazônia