Nos últimos três anos, a área da cultura se tornou um celeiro de notícias ruins: suspensão de espetáculos com plateia, corte de verbas, mudanças na Lei Rouanet e um movimento de quase criminalização dos agentes do setor de artes dramáticas e audiovisual. Esse, pode ser considerado o “copo meio vazio” desta equação. Afinal, até 2018, a Rouanet era o principal instrumento de fomento à cultura e cuja captação estagnou em R$ 1,5 bilhão, em 2020. Porém, ao mesmo tempo em que o governo federal “fechou as torneiras”, diversas administrações estaduais e municipais trataram de se mobilizar.
E foi nessa direção que muitas empresas de audiovisual miraram suas lentes. Um bom exemplo é a paulistana Prosa Press, produtora de conteúdo (vídeos, web-séries, documentários e especiais para TV). “Conseguimos viabilizar a produção de três documentários em 2021 e outros três, no ano anterior”, conta Clovis Travassos, cofundador e diretor-executivo da empresa.
Nesta lista constam produções autorais e vídeos sob demanda para grandes empresas, focados em temas ESG (meio ambiente, social e governança, na sigla em inglês), nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU, e na chamada economia prateada, que reúne os brasileiros com mais de 50 mais. Os recursos vieram das leis de incentivo, especialmente o Pro-MAC, da Prefeitura de São Paulo, regulamentado em 2019, e o ProAC ICMS, do governo do Estado de São Paulo.
Clovis Travassos, sócio-fundador da Prosa Press
“As marcas estão entendendo que as produções audiovisual baseadas em causas são uma forma inteligente e direta de falar com os consumidores, especialmente os mais jovens, que valorizam a sustentabilidade e preferem consumir de marcas engajadas.”
O mais novo filhote da Prosa Press é uma série sobre inovação e empreendedorismo, rodada sob encomenda da CNN Brasil. A estreia está prevista para meados de abril. “A primeira temporada contará com 10 episódios e, nela, mostramos a imersão que fizemos nos centros de inovação espalhados pelo país” diz o empreendedor.
Faz tempo que estes temas integram o repertório da Prosa Press, que nasceu em 2012 pelas mãos do economista Clovis e sua irmã Patrícia Travassos, graduada em jornalismo. E já começou em grande estilo, com um quadro no Fantástico, batizado de Mãe SA. Desde janeiro, ela apresenta uma coluna sobre inovação e tecnologia, na CNN Brasil, trabalho semelhante ao realizado na Globonews entre 2017 e 2020. Um dos principais projetos autorais da Prosa Press é o documentário Inovar é Um Parto, que surgiu a partir de uma série de entrevistas realizadas por Patrícia.
