Três movimentos artísticos e periféricos da capital da Bahia buscam a transformação por meio da democratização da informação.
A reportagem "Contos verdades com Tialila", produzida por Raízes BA com apoio do Instituto FALA!, é uma contação de histórias de quilombos modernos de Salvador que buscam a transformação social, a democratização da notícia e da informação e a defesa do bem-estar social e do bem viver.
As histórias dos movimentos Grupo de Mulheres do Alto das Pombas (GRUMAP), Slam das Minas e Grupo Popular de Arte de Rua A Pombagem são apresentadas por uma repórter âncora, “Tia Lila”, que apresenta de maneira descontraída enquanto relaciona os blocos da reportagem com a música afro-baiana e afro-brasileira.
A apresentadora foi construída de forma ficcional, em formato de animação 2D, promovendo uma forma transversal do jornalismo, onde a ficção e a animação têm a permissão de acontecer em harmonia com o rigor da apuração do jornalismo
Os atravessamentos entre esses três grupos são as diversas formas e apropriações de estratégias na comunicação e informação de suas pautas, como o podcast da GRUMAP e sua veiculação por meio de carro de som na comunidade local, jornal impresso, teatro de rua, poesia, pixação.
O Raízes BA recebeu o apoio do Edital de Bolsas de Reportagem para Coletivos de Salvador e Região Metropolitana, do Instituto Fala, criado e comandado por Alma Preta, Marco Zero Conteúdo, Ponte Jornalismo e 1 Papo Reto.
