Público elege Zileide Silva como Mais Admirada entre jornalistas negros e negras do Brasil

Público elege Zileide Silva como Mais Admirada entre jornalistas negros e negras do Brasil

A jornalista Zileide Silva, da TV Globo, foi eleita nesta segunda-feira (13) a mais admirada entre os jornalistas negros e negras do Brasil. O título integra o prêmio + Admirados, organizado pelos veículos Portal dos Jornalistas (Jornalistas&Cia), 1 Papo Reto, Neo Mondo e pela ONG Rede de Jornalistas Pela Diversidade na Comunicação, com patrocínio da Unilever, Bayer, Dow e Latam. 

Gritos de união, orgulho, canções, poesia e abraços tomaram a noite no auditório lotado da Unibes Cultural, em São Paulo. De independentes à profissionais da chamada grande mídia, 347 jornalistas foram indicados para o título. Também concorreram 107 profissionais de imagem para +Admirados de foto e vídeo e 194 veículos para +Admirados Veículo Geral e Veículo Liderado por Jornalistas Negros. O evento, restrito a convidados, contou com a presença dos 52 mais votados, patrocinadores e apoiadores, como representantes da embaixada americana e do governo de São Paulo. 

Zileide, que não pôde comparecer, agradeceu pela homenagem em um vídeo. “Há prêmios e prêmios. E esse prêmio, particularmente, é muito importante para nós porque quando eu comecei nessa profissão, lá atrás, nós contávamos nos dedos de uma mão quantos jornalistas negros e negras ocupavam esse espaço”, disse. “Como eu me sinto abraçada por todos vocês”. 

Decana Rosane Borges Mais Admirados Jornalistas 1 papo retoA decana Rosane Borges após receber o Troféu Luiz Gama

As mulheres foram destaque na noite, ocupando 35 posições entre os 52 jornalistas mais votados, quatro posições entre os TOP 5 da categoria de foto e vídeo, e oito entre os Top 10 +Admirados. 

A votação, que ocorreu entre setembro e outubro, foi a de maior engajamento da história das premiações do projeto +Admirados da newsletter Jornalistas&Cia. Tanto o primeiro quanto o segundo turno tiveram aproximadamente o dobro de participação em relação aos outros prêmios.

Para a jornalista Flávia Oliveira, nona colocada entre os Top 10 +Admirados, a celebração do prêmio em si já é uma conquista. “Eu tenho 32 anos de jornalismo e essa é uma grande novidade. De sair de um momento em que nós éramos quase invisíveis de tão pouco numerosos para uma celebração dos 50+ dentre mais de uma centena”, disse à 1 Papo Reto.  

Já para Vinicius Veloso, ganhador do troféu de jornalista destaque da região Centro-Oeste, o prêmio é uma surpresa e um indicador de que sua carreira, que acaba de começar, está indo na direção certa. “É uma grande surpresa pra mim, mas também é motivo de muita felicidade porque tem apenas dois anos que eu me formei em jornalismo e estou trabalhando no Metrópoles”, disse à reportagem. “Só de ser selecionado para participar do prêmio já era uma coisa muito grande para mim e estar entre os 50 mais admirados do Brasil é motivo de muito orgulho. Acho que é fruto do reconhecimento do trabalho que eu venho fazendo”. 

Poesia, Slam e grafite 

Realizadores do premio Mais admirados Sheila Raiana 1 papo reto(a partir da esq.) Edu Ribeiro (J&Cia), Oscar Luiz (Neo Mondo), Sheila, Marcelle Gontijo (Rede JP)

O evento contou com duas intervenções artísticas. O poeta de Slam Akins Kintê abriu e encerrou a cerimônia recitando poemas autorais, nos quais conclamou a plateia a participar, especialmente fazendo coro do verso: “Se Palmares não vive mais, faremos Palmares de novo”. Já a artista visual Sheila Raiana fez uma pintura ao vivo em um painel durante a recepção do evento. A 1 Papo Reto, ela contou que sua inspiração para o desenho — uma figura com duas mulheres pretas falando —  veio da música O Que Se Cala, de Elza Soares. 

“Foi bem bacana [receber esse convite]. Eu estou vindo de um processo que eu estou me reconhecendo dentro do meio artístico novamente, então fazer parte deste tipo de evento, que preza pela representatividade, tem total conexão com o que eu faço na minha arte”, ela disse.    

Além de certificados distribuídos aos 52 mais votados, veículos e profissionais homenageados em categorias, também receberam troféus especiais o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Almeida (Personalidade do Ano), o cofundador da Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira) Flávio Carrança (Decano do Jornalismo), a jornalista, pesquisadora e escritora Rosane Borges (Decana do Jornalismo), e a repórter do Metrópoles Rebeca Borges (Revelação do Ano). 

Luciana Barreto CNN rosenildo ferreira 1 papo retoLuciana Barreto, da CNN, recebe o prêmio das mãos de Rosenildo, de 1 Papo Reto Para o Rosenildo Ferreira, Fundador do site de notícias 1 Papo Reto, um dos veículos organizadores, o evento é uma oportunidade de dar espaço a jornalistas e comunicadores da periferia e de veículos independente. “Eu entrei nessa empreitada com o objetivo de trazer a mídia periférica, os jornalistas e comunicadores fora daquele grupo de `suspeitos de sempre´ que atuam no eixo Rio, São Paulo e Brasília”, disse. “Quando a gente faz um prêmio que tem votação popular e dos colegas de profissão, a grande mágica dessa história é uma curadoria bem feita. Ou seja, precisamos elaborar uma lista de nomes contendo diversidade geográfica e baseada na relevância profissional dos indicados, deixando ao público a palavra final." 

 Confira a lista completa dos premiados a seguir.

 Top 10 + Admirados

1. Zileide Silva (Rede Globo)

2. Maju Coutinho (Rede Globo) 

3. Semayat Oliveira (Nós, Mulheres da Periferia)

4. Roberta Garcia (ICL)

5. Tiago Rogero (Projeto Querino)

6. Valéria Almeida (Rede Globo)

7. Silvia Nascimento (Mundo Negro)

8. Pedro Borges (Alma Preta)

9. Flávia Oliveira (O Globo/GloboNews)

10. Basília Rodrigues (CNN)

 

+Admirado Profissional de Imagem e Vídeo: Andreza Oliveira (Rede Globo)

 

+Admirado Veículo Geral: TV Cultura

 

+Admirado Veículo Liderado por Jornalistas Negros: Revista Raça

 

Troféus Regionais

Região Norte: Cley Medeiros (Á Crítica) 

Região Nordeste: Luana Souza (TV Bahia) 

Região Centro-Oeste: Vinicius Veloso (Metrópoles) 

Região Sudeste: Larissa Alves (BandNews FM) 

Região Sul: Aline Reis (Jornal Plural)

 

Troféu Luiz Gama

Decano do Jornalismo: Flávio Carrança, cofundador da Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial

Decana do Jornalismo: Rosane Borges, jornalista, pesquisadora e Escritora

 

Troféu Glória Maria Personalidade do Ano: ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Silvio Almeida

 

Troféu Tim Lopes

Revelação do ano: Rebeca Borges (Metrópoles)

 

Isabela Rocha

Autor: Isabela Rocha

Sobre o/a Autor(a) Isabela Rocha é jornalista freelancer. Apaixonada por escrita, comunicação e justiça social, seu sonho profissional é trabalhar para o avanço da igualdade de gênero e do combate ao racismo. Ela acredita no poder democrático das notícias e sempre busca contar histórias relacionadas à diversidade para normalizar a vida de minorias sociais.


Últimos artigos: