Guia ensina como criar um Fundo Emergencial

Guia ensina como criar um Fundo Emergencial

As emergências social, econômica e sanitária trazidas pela pandemia de COVID-19 forçaram os brasileiros, de todas as classes sociais, a se mexer.

Desde abril de 2020, as 556 campanhas de arrecadações de recursos e as doações diretas de empresas e gestores de grandes fortunas carrearam R$ 6,995 bilhões para mitigar os diversos efeitos da pandemia, segundo dados da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).

 Ajude 1 Papo Reto a continuar divulgando as grandes iniciativas em ESG, inovação e empreendedorismo de impacto social: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou faça uma DOAÇÃO

 

Quem puxou essa fila foram os integrantes do Movimento Bem Maior, do IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) e da plataforma BSocial. Foram eles que criaram o Fundo Emergencial para a Saúde Coronavírus Brasil (FES) que conseguiu levantar R$ 40,7 milhões com 10.632 doadores.

Iniciada com foco em beneficiar quatro instituições: Hospital das Clínicas de São Paulo (HC/FMUSP), Santa Casa de São Paulo, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e a ONG Comunitas; a iniciativa acabou contemplando 61 entidades, baseadas em 53 cidades, em 25 estados.  

A experiência de criação do Fundo está sendo contada no e-book Guia Como criar um Fundo Emergencial, que além de prestar contas dessa jornada, iniciada em 13 de março de 2020 e concluída em 10 de outubro, ainda mostra o passo a passo de como construir um fundo filantrópico emergencial.