Projeto de apoio a quilombolas de Joinville é destaque no Prêmio ODS SC 2023

Projeto de apoio a quilombolas de Joinville é destaque no Prêmio ODS SC 2023

O Projeto Caminho Curto realizado pela Universidade da Região de Joinville (Univille) é vencedor na categoria Instituição de Ensino no Prêmio ODS SC 2023, uma iniciativa do Movimento Nacional ODS Santa Catarina que busca disseminar as ações realizadas no estado, ampliando o engajamento das pessoas e organizações que atuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Iniciado em 2018, o Projeto integra ensino, pesquisa e extensão com a comunidade remanescente quilombola Beco do Caminho Curto, localizada no distrito de Pirabeiraba. Entre as ações realizadas, destaca-se a vertente educação que consiste no reforço escolar e em vivências universitárias com crianças e adolescentes de 4 a 16 anos. Estudantes trazem suas dificuldades de aprendizagem, e os voluntários, de forma colaborativa e personalizada, proporcionam interações dentro da universidade. 

A iniciativa conta com o suporte da gestora de recursos Multiplike que, além de aportes financeiros, libera seus funcionários para atuarem como professores voluntários. “Existem dois grandes fatores que ilustram a importância de as empresas apoiarem causas sociais. O primeiro deles é o fato de envolver diretamente os colaboradores com propósitos maiores que englobam a sociedade e não só a organização, além de envolvê-los de forma mais direta com a cultura da empresa. E o segundo fator é o efeito dominó que gera em outras instituições para que também apoiem e se envolvam em projetos para um bem comum maior”, Volnei Eyng, CEO da Multiplike.

 

Sirlei de Souza, coordenadora do projeto Caminho Curto, fala sobre o apoio da Multiplike:

Qual representatividade a Multiplike tem dentro do projeto Caminho Curto?  

Desde agosto de 2022, a Multiplike vem contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do projeto Caminho Curto: caminhos para a cidadania, da Univille com a comunidade remanescente Quilombola Beco do Caminho Curto em Pirabeiraba. A energia dos voluntários, a participação nas atividades de reforço escolar onde contribuem com seus saberes para que crianças e adolescentes tenham sucesso escolar e a preparação para o mundo do trabalho tem um valor imensurável para aquela população.

Outra questão fundamental, é o aporte de apoio financeiro da empresa para o Projeto, propiciando o incentivo e a promoção da participação dos membros da comunidade em atividades culturais da cidade. Trata-se de, na prática, garantir o direito à cidade e a seus espaços de memória, história e de cultura. A participação e a vivência na comunidade em ações relacionadas a qualidade vida no espaço onde moram, tem sido um momento forte dos membros da empresa Multiplike, no projeto. Todas essas ações abrem novas janelas para o futuro proporcionando sorrisos e sonhos para o amanhã. 

O quão importante é o incentivo de empresas em projetos sociais? 

Na atualidade é preciso pensar em ações colaborativas que envolvam o poder público, a universidade e a iniciativa privada na busca soluções de problemas sociais. Os conhecimentos e competências dessas instituições podem gerar uma rede de promoção que juntamente com os saberes da comunidade promovam, a partir do diálogo e do respeito, capacitações, treinamentos, vivências culturais a autonomia e a autoconfiança dessas populações que historicamente só conheceram a violência e exclusão por conta da situação de miserabilidade e preconceito que viverão por muitos e muitos anos. 

O acolhimento e o apoio com aporte financeiro, por parte das empresas de projetos como o do Caminho Curto, além de contribuir para que a responsabilidade social da empresa seja cumprida, pode também ser uma maneira de associar a marca empresarial aos valores tão necessários para o século 21, tais como: ética, cidadania, responsabilidade socioambiental e educação de qualidade e solidariedade. Gosto sempre de pensar que o um mais um é sempre mais que dois e que os investimentos que fizemos com crianças, jovens e nas populações vulneráveis sempre será um investimento em dias melhores para todos.

Alexandre Marcos, responsável pelo setor de Responsabilidade Social da Multiplike, discorre sobre a importância da parceria: 

Como iniciou a parceria entre Multiplike e Univille? 

Essa parceria nasceu por meio de uma colaboradora que nos apresentou à professora Sirlei, que é quem coordena o projeto. Ela fez essa ponte e nós nos disponibilizamos para sentar e conversar sobre tudo que era desenvolvido ali. E foi paixão à primeira vista. O projeto é lindo, muito sério e muito bem estruturado, e ele impacta na base de transformação social que são os jovens. Esse impacto duradouro e transformador foi algo que sempre buscamos em nossas ações, então não havia como deixar de participar. E ao apresentar o projeto aos colaboradores, o sucesso foi confirmado. Tivemos dezenas de voluntários que, há quase dois anos, participam ativamente das aulas de reforço. 

O que o projeto Caminho Curto significa para a empresa e seus colaboradores?  

O projeto é a manifestação do carinho, do amor e da fraternidade dos nossos colaboradores. Ensinar é, acima de tudo, um ato de amor. E é perceptível como é importante para eles que cada criança que participa do projeto se desenvolva plenamente, tanto como estudantes como cidadãos. Eles devotam seu tempo para ajudar, compreender, acolher e aconselhar esses pequenos a fim de construir juntos um futuro brilhante para cada um deles. E nesse processo, os colaboradores também aprendem, se desenvolvem e evoluem. Evoluímos como pessoas, evoluímos como empresa e, então, evoluímos como sociedade.